domingo, 27 de março de 2011

O Templo Suspenso (The Hanging Temple)

O Templo Suspenso
Chegar até a montanha de Heng Shan, uma das mais altas da China e considerada sagrada pelo taoísmo, já é uma grande aventura. Os 70 km de viagem de Datong até o Templo são por uma estrada sinuosa com muitos desfiladeiros e caminhões carregados de pedras que não respeitam nenhuma regra de trânsito. Uma nova rodovia está sendo construída e em breve o acesso ao templo será mais fácil.
A Cachoeira congelada
A região de montanhas rochosas é extremamente fria e embora já seja início da primavera o riacho e uma cachoeira perto do templo ainda estão totalmente congelados. A imagem é linda, mas o frio corta os ossos. Eu tinha colocado toda a minha roupa de inverno que trouxe e ainda assim não foi suficiente. Meus pés congelaram e durante muito tempo eu não sentia quase nada do joelho para baixo. Minha maior dificuldade para fotografar era  não agüentar ficar mais do que 5 minutos sem as luvas. O dia estava ensolarado, um céu azul belíssimo e a temperatura por volta de uns 5 ou 6C abaixo de zero.   
Estrutura do Templo
Estava indo para a passarela


O Templo foi construído no ano de 491 e sobreviveu quase 1500 antes de ser restaurado. Uma obra prima da arquitetura que até hoje intriga engenheiros e arquitetos do mundo todo sobre como o templo foi construído há mais de 50 metros do chão encravado no penhasco.
Detalhe do Telhado
Andar pelo Templo Suspenso não requer apenas coragem, mas também muita habilidade para subir e descer escadas extremamente estreitas e íngremes. As portas das salas são baixas e os corredores que as interligam são de frente para o precipício, só passa uma pessoa de cada vez, lentamente. Eu não tenho medo de altura e estava tão feliz de estar ali que olhei para baixo várias vezes, mas confesso que é um pouco assustador andar por aquelas passarelas do Templo Suspenso. Tem que ter muito cuidado porque parte do chão é de pedra e bastante escorregadia. Nas passarelas o chão é de madeira e ás vezes range quando a gente anda. Não é fácil visitar o Hanging Temple.
Nas 40 salas do Templo, todas muito pequenas, há mais de 30 estátuas de cobre, ferro, terracota e pedra. Muitas delas foram danificadas durante a Revolução Cultural. Nas paredes e no teto há pinturas de pássaros e detalhes da natureza. O templo é famoso não apenas por sua arquitetura, mas por abrigar no mesmo templo imagens do Taoísmo, Budismo e Confucionismo o que é muito raro.
Em um momento enquanto eu me equilibrava para subir mais uma escadinha aterrorizante, naquela altura toda, falei: “ Jesus Cristo!”  E a minha guia retrucou: “ Nada disso, aqui você tem que pedir proteção para o Buda”. Independente da crença de cada um, é preciso pedir proteção aos Deuses para se andar pelo Templo.
Posso dizer que a beleza e a espiritualidade do lugar, venceram o medo e o frio, e andei mais de três horas pelo Templo suspenso naquele enorme penhasco.  
Esculturas dentro do Templo
A esquerda o Templo Suspenso visto à distância

8 comentários:

  1. The Hanging Temple... you´ve made it!!! que lugar mais mágico my friend... bjos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Que lugar ma-ra-vi-lho-so!!! Dá vontade de ir para a China vendo essas fotos!!! Amei. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu namorado ta na China e hj esta viajando p conhecer os templos supspensos e sua postagem foi tao rica que consegui imaginar as maravilhas q ele vai contemplar. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Audmara

    Tudo bom?
    Estou pesquisando sobre esse templo, e foi muito bom encontrar seu blog! .. se n tiver problema, pode me passar algumas informações por email, como guia, roteiro, etc?

    Já agradeço a atenção =)

    Michele
    mickselle@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Audmara

    Vc comprou as passagens de trem em Pequim? Vc teria contato do guia?Qual o valor que vc pagou? Aguardo contato. Grata. Ana-anac_fr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana,
    Enviei um email para você mas recebi uma mensagem de erro e não consegui reenviá-lo. Eu comprei a passagem em Pequim e viajei de trem para Datong. Lá contratei uma guia e um carro com motorista para me levar ao Hanging Temple. Infelizmente não tenho o contato da guia para lhe informar. Aproveito para lhe desejar uma ótima viagem.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  7. Oi Audy

    Muito grata pelas infos. Audy, vc teve dificuldade na estação de metro para achar o trem?Tem placas em inglês na estação de Pequim?

    Ana

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana,

    Nas estações de metrô havia algumas informações inglês. Se precisar de ajuda sempre procure perguntar para pessoas jovens que normalmente falam um pouquinho de inglês.
    Um ótima viagem para você, com certeza irá se encantar e aprender muito na China.

    Abraços,

    Audy

    ResponderExcluir