domingo, 8 de maio de 2011

Mônaco x Abertura da exposição sobre Grace Kelly

Convidados no Museu da FAAP

Na última quarta-feira, 4 de maio, estive na abertura da Exposição Os Anos de Grace Kelly – Princesa de Mônaco no museu da FAAP em São Paulo. A presença da Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Albert II de Mônaco, que veio ao Brasil especialmente para a abertura da exposição, nos fez seguir o protocolo dos Palácios.
Todos os convidados deveriam chegar 30 minutos antes do horário marcado, uma vez que pontualmente, às 19:30hs, o Príncipe entraria acompanhado pelo corpo diplomático do Itamaraty.
Cheguei um pouco antes das 19:00hs e o hall de entrada do Museu da FAAP já estava quase totalmente tomado. Acredito que praticamente todos que receberam o convite estavam presentes. Nunca vi um aglomerado de pessoas tão grande em nenhuma outra abertura de exposição.  
Procurei fotografar a multidão de convidados como fosse apenas um contorno das  belíssimas obras do Aleijadinho expostas na entrada do museu.

Muitas pessoas na abertura da Exposição
Para conseguir me movimentar entre as pessoas, segurei firme a minha maquina fotográfica na altura do rosto o que abriu a minha passagem, pois muitos pensavam que eu era jornalista e estava fazendo a cobertura fotográfica do evento. Várias vezes alguém me perguntou para qual revista ou jornal eu trabalhava e quando as fotos seriam publicadas. Isso nem me surpreendeu, mas o fato de muitas “senhoras” com suas cirurgias plásticas cuidadosamente maquiadas pararem na minha frente fazendo pose e sorrindo foi hilário. Eu as ignorava, para o seu total desespero de não estarem sendo vistas e “clicadas”. Lamentável este comportamento das emergentes e, supostamente, candidatas ao título de novas socialites paulistanas. Foi divertido vê-las disputando inutilmente a atenção da minha lente.
Mônaco, agosto de 1997
 No meio daquele turbilhão de vozes, enquanto aguardava a chegada do Príncipe, me lembrei da minha primeira viagem para Mônaco em 1997.
Naquela época eu era estudante em Londres, e, em uma das minhas férias de verão fui para a Itália visitar a Francesca, uma italiana que também tinha ido estudar em Londres e moramos juntas alguns meses. A Francesca morava na pequena Varazze, no norte da Itália. Eu ia voar de Londres até Gênova e de lá tomar um trem para Varazze.
Liguei um dia antes de embarcar para a Francesca e a mãe dela me disse que ela tinha reatado com o namorado, viajado para a Suíça e não tinha conseguido me avisar. Eu não tinha secretária eletrônica na minha casa e no final dos anos 90 não tínhamos acesso a Internet ou celular.  A mãe da Francesca, como toda boa “mama italiana”, me disse para eu ir mesmo assim que ela me apresentaria para os amigos da Francesca. Eu fui! 
Chegando lá fui extremamente bem recebida e a mãe da Francesca fez tudo o que pode para que as minhas férias fossem maravilhosas. Numa manhã ela sugeriu eu  tomar um trem e ir passar um dia em Mônaco, era muito perto de Varazze e eu poderia voltar no entardecer. Adorei a idéia!
Eu não sabia que estava tão perto do Principado de Mônaco e me organizei para no dia seguinte ir para lá. Tomei um trem bem cedinho e pela janela eu via aquelas paisagens cinematográficas que me acompanharam até chegar a Mônaco. Não lembro quanto tempo demorou a viagem, tudo era tão lindo que os minutos não tinham a menor importância. Assim que saí da estação, andei um pouco e logo vi aquela imagem que me era tão familiar dos cartões postais: inúmeros barcos e iates brancos ancorados contrastando com a água azul do céu do mar de Mônaco. 


Eu, na minha primeira viagem para Mônaco, com 24 anos.
 
 Andei sem parar pelas ruas que eu tinha visto tantas vezes pela televisão nas transmissões dos Grandes Prêmios de Fórmula I. No alto do morro, perto do Palácio, encontrei uma lojinha que vendia tudo o que se possa imaginar com as marcas das equipes e dos patrocinadores da Fórmula I. A maioria dos produtos tinha uma foto do Ayrton Senna, o Rei de Mônaco.


Ainda perdida nos meus pensamentos percebo um alvoroço de jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, todos se posicionando na entrada que dava acesso à porta da Exposição.

Era o Príncipe que havia chegado e a Exposição Os Anos de Grace Kelly – Princesa de Mônaco   seria oficialmente aberta.      
  

3 comentários:

  1. tu etais a 10km de chez mes parents!! chrystelle

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa exposição...e engraçado esse lance das senhoras não serem clicadas por você, só vc, Audi!!!
    Adorei!
    Bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Adorei a suas fotos da exposição e a lembrança de Mônaco!! Beijos

    ResponderExcluir