segunda-feira, 30 de maio de 2011

A resposta que não veio

Agradeço os comentários postados no último artigo sobre a suspensão temporária da demolição do casarão no qual funcionava o antigo Hotel Áustria em Treze Tílias.

Considero o debate importante e respeito opiniões diferentes assim como argumentos que justifiquem o que se afirma. É o nosso conhecimento de mundo (ou a sua falta) , as nossas experiências e vivências que nos levam a assumir uma determinada posição. Entretanto, vale lembrar que discutir idéias não significa atacar anonimamente e sem fundamentos.

Defendo a liberdade de expressão e o direito das pessoas exporem o seu ponto de vista, e por isso o meu blog será sempre um canal aberto ao debate inovador que acrescenta um outro olhar e nos faz refletir. Este blog existe apenas há três meses e de acordo com os dados fornecidos pelo Blogger já foi acessado mais de 4.000 vezes por pessoas de 32 países.

Quanto ao email enviado no dia 9 de maio de 2011 para o  Prefeito de Treze Tílias, Sr. Romeu Luiz Rabuski,  perguntando sobre a autorização da demolição do casarão em questão, o mesmo ainda não foi respondido. Tudo indica que seremos privados de tal informação, o que não deixa de ser lamentável. Parece que educação e respeito pelos cidadãos não é uma das  máximas do Sr. Prefeito Rabuski.  

Acho importante ressaltar que embora o turismo já não seja mais a principal atividade econômica de Treze Tílias, de acordo com um comentário anônimo, ainda é o que sustenta o setor hoteleiro da cidade. Não fiz nenhum levantamento  estatístico sobre a porcentagem de turistas que ocupam os hotéis, mas acredito que seja bem maior do que a de locais que eventualmente decidam passar um fim de semana em um dos hotéis da cidade.

Não vou para Santa Catarina com freqüência, mas sempre que viajo para Caçador, onde nasci, reservo um dia para visitar Treze Tílias. Já estive inúmeras vezes na cidade e, infelizmente, não tive o prazer de me hospedar no Hotel Áustria e em nenhum outro hotel da cidade.

Em março deste ano eu estava em Pequim e me hospedei em um hotel que foi tombado pela UNESCO como patrimônio da Humanidade. A casa, com mais de 200 anos, foi restaurada e aberta ao público durante as Olimpíadas de Pequim em 2008. Não há muito conforto nos quartos, o banho tem que ser rápido porque a capacidade de armazenamento de água quente no hotel é limitada, mas ninguém se importa, os anos de história que aquelas paredes carregam justificam as listas de espera para se hospedar lá.  
     
Já publiquei outros textos neste blog falando mais sobre mim e o meu enorme fascínio pelas viagens e pelas descobertas que as mesmas nos proporcionam. Morei alguns anos na Europa e já visitei mais de 20 países. Conheço quase todos os estados brasileiros.

Quando estive na Índia, por exemplo, visitei o Taj Mahal, fui até a fronteira com o Paquistão e conheci vilarejos que talvez só mesmo a aceitação incondicional da crença permita que  pessoas vivam em  condições tão severas e aceitem seus carmas pacificamente. Nas minhas duas viagens pela China, visitei Templos milenares e andei muitos quilômetros pela Grande Muralha da China em quatro seções diferentes da Muralha. Estive na Mongólia Interior viajando por lugares remotos, conheci inúmeros chineses que nunca tinham sequer visto um único Ocidental em suas vidas.  Em Dubai, subi até o topo do Burj Khalifa, o prédio com 200 andares, que é o mais alto do mundo. Enfim, são muitas as grandes obras  que já tive a oportunidade de conhecer.  Viajei sozinha para todos esses lugares, sem conhecer ninguém, sem saber ao certo o que encontraria pelo caminho. Aprendi muito nestas viagens e desenvolvi não só um carinho enorme pelos lugares que visitei, pelas pessoas que conheci e pelo que vivi, mas também um senso ainda mais aguçado sobre a importância de se preservar os patrimônios . Não podemos impedir que futuras gerações sejam privadas de conhecer a sua própria história.

O fato de eu ter visto de perto muitas edificações mundialmente conhecidas não torna o casarão de Treze Tílias menor. Muito pelo contrário. Dentro do seu contexto histórico ele é tão importante quanto qualquer outra construção acima citada. Daí a importância da sua preservação e o meu empenho e de tantas outras pessoas para manter viva a nossa história. O casarão não é apenas uma obra arquitetônica da cidade de Treze Tílias, ele integra o Patrimônio Histórico e Cultural do estado de Santa Catarina e, desnecessário lembrar, faz parte da história da colonização do Brasil.

Retomarei as publicações sobre minhas últimas viagens pelo Oriente e em breve voltarei a postar fatos e fotos sobre a beleza e a diversidade brasileira.       
     

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Viajaremos juntos através das suas enriquecedoras experiências. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Audmara,
    Acredito ter encontrado a resposta para as suas indagações, que até o presente momento, você às aguarda. Navegando pelas páginas do site da Rádio Tropical Treze Tílias, http://www.tropicalfm99.com.br/radio_jornal.php?radio_jornal=000572, deparei-me com essa nota publicada alí, Conselho de Desenvolvimento Social, órgao ligado a Prefeitura de Treze Tílias se reúne em 24/5/2011, na Sede da Prefeitura, às portas fechadas, com onze dos doze votos dos seus membros, reforça apoio para a demolição do Antigo Hotel Áustria. Acredita-se ser essa a posição oficial do Governo Municipal, agora alicerçada, pelos notáveis menbros desse Conselho. Espero ter-lhe ajudado. Só à Justiça salvará o Casarão. Sucesso em seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Audmara,

    lendo seu blog a partir do post de Leonardo Boesing entendi melhor sua relação com a cidade de 3 Tílias e região e suas experiências com as viagens.

    Só posso admirar as viagens que já fez e lhe parabenizar pela defesa do Hotel Áustria. A arquitetura do hotel é admirável, genuína. Cheguei a tirar algumas fotos do Áustria para a posteridade depois que Leonardo me informou de votação comentada acima (12X11).

    Lamentável que isso ocorra, espero que seja reversível.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Audmara,
    Só para registrar o motivo que se faz necessário manter de pé o Antigo Hotel Áustria. O prédio do hotel, forma juntamente com à praça Andreas Thaler e o prédio da Prefeitura, um conjunto arquitetônico dos mais belos da cidade. Relembrando à cidade irmã de Treze Tílias, Wichnau/Áustria. Demolindo um, desarmoniza o restante. À cidade de Treze Tílias, foi construída, desenvolvida tendo por base uma cidade turística da Áustria. Foi um grupo de pessoas de Treze Tílias, no início da década de 80, para à Áustria, estudar todos os detalhes para recriá-lo na cidade. Depois, com esforço hercúleo, convencer os habitantes locais para apoiar essa visionária idéia. Com apoio do prefeito da época, hoteleiros, criaram a Secretaria de Turismo de Treze Tílias e, conseguiram o que parecia impossível, fazer da pequena Treze Tílias, uma cidade turística no meio oeste catarinense. Por bel-prazer não se pode permitir que derrubem todo esse trabalho, que não é de uma pessoa só, mas de todos os trezetilienses, nascidos ou de coração, que adoram essa cidade.
    Flagra.

    ResponderExcluir