sábado, 11 de junho de 2011

As caixinhas de música de Sainte-Croix

Visitei ontem pela segunda vez a Exposição “A Arte na Mecânica do Movimento”. Há  cerca de 100 peças expostas sendo que a maioria nunca havia saído da Suíça.
A Exposição mostra preciosidades vindas de Sainte-Croix, a cidade Suíça conhecida mundialmente pela mecânica de precisão. No início da exposição  o visitante assiste a um filme que mostra como eram feitas as caixas de música antigamente. Um trabalho minucioso que envolve muita matemática, técnica, precisão, talento e um conhecimento extraordinário de música para distribuir os pinos nos cilindros que irão compor as notas musicais.
Há várias caixas de música que foram fabricadas no ano de 1850. Um monitor acompanha o público durante toda a visita. Após uma breve explicação sobre as caixinhas de música, as mesmas ganham vida e suas bailarinas giram seus vestidos rodados na ponta dos pés, o passarinho cantador sacode o seu rabinho e entoa uma belíssima canção, o equilibrista faz movimentos precisos apoiando apenas uma das mãos na cadeira e o Pierrô escreve uma carta que parece ser de amor. Simplesmente apaixonante!
As grandes caixas de música que eram usadas nas estações de trem funcionam a base de moedas.  Algumas caixas reproduzem até o som das castanholas.
Na segunda parte da Exposição estão expostas as caixas de música modernas fabricadas pela Reuge. Em seguida, as obras do artista François Junod, um obcecado pela precisão dos movimentos.
Não é permitido fotografar nenhuma peça da exposição. Com certeza na memória de cada visitante fica registrada não só o som das caixinhas de música mas também a magia dos artesões e dos seus gestos delicados que tanto nos encantam.     
Se você estiver em São Paulo, não deixe de visitar esta Exposição.   
A Arte na Mecânica do Movimento
Data: até 26/06
Horário: terça a domingo, das 10h às 20h; segunda-feira das 11h às 20h
Local: Galeria de Arte do Sesi - FIESP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – São Paulo / SP
Entrada: Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário