sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Jardim Botânico de São Paulo


Ontem passei o dia no Jardim Botânico de São Paulo. Um dos lugares mais lindos da cidade que eu não visitava há anos. Não trabalhei porque  era feriado no país da missão diplomática para a qual trabalho. Normalmente os Consulados respeitam alguns feriados brasileiros e outros do país que representam. Então, nada mais justo do que ir passear no “meu feriado”, afinal, no próximo feriado nacional estarei trabalhando.
A avenida que dá acesso ao Jardim Botânico é bastante movimentada, com muitos ônibus, trânsito pesado, barulho estridente de buzinas e das motocicletas em alta velocidade. O comércio intenso e as edificações descuidadas contrastam com a beleza do Jardim Botânico. 


Assim que entrei no Jardim Botânico, tive a impressão de que tinha sido levada, como que num passo de mágica, para outro mundo. Aos poucos os ruídos foram substituídos pelos cantos dos pássaros e pelo som das águas em movimento.

 Logo na entrada o visitante é agraciado com a belíssima Exposição “Flores – uma explosão de vida em forma de cores”. A Exposição, sob a curadoria do Núcleo de Educação e em parceria com a Agência Ambiental Pick-upau, apresenta um registro fotográfico composto por 30 banners e 60 fotos. O objetivo é mostrar as belezas, cores e formas das flores, e sensibilizar o visitante sobre a importância da preservação e conservação das plantas, fundamental para o processo de manutenção do ciclo de vida vegetal, animal e conseqüentemente para a sobrevivência do Homem.
Exposição:  “Flores – uma explosão de vida em forma de cores”

Data: até 31 de setembro de 2011
Local: Jardim Botânico de São Paulo
Av. Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda / SP
Terça-feira a domingo das 9:00 às 17:00h
Ingresso: R$ 3,00 (Para entrar no Jardim Botânico)

Dr.Hoehne
O Jardim Botânico de São Paulo ocupa uma área de 36 mil m2 e é propriedade do Governo de São Paulo desde 1917. O Dr.Hoehne, foi o naturalista que implantou o Horto Botânico em 1928. 

O Museu Botânico Dr.João Barbosa Rodrigues foi inaugurado em 1942 e abriga sementes e folhas coletadas no início do século passado. Em uma das salas do Museu me deparei com um galho de Marcela coletado em 1917. A marcela, segundo a tradição no Sul do Brasil, deve ser colhida antes do amanhecer da sexta-feira santa, ainda orvalhada. As pessoas repetem este ritual todos os anos. É o chá de marcela, amargo e amarelado, que cura qualquer dor de estômago. Eu, como todo catarinense, tomo chá de marcela desde criança, colhido conforme a tradição. Não sei se o chá de marcela vendido nas lojas de produtos naturais tem o mesmo efeito, mas que é um "santo" remédio para dor de estômago, isso ninguém pode duvidar. Aliás, é tão amargo que só com o cheiro a gente já melhora, engolir é um ato de bravura. 
A seguir algumas fotos que fiz  durante as muitas horas que passei andando pelo Jardim Botânico.

Museu Botânico Dr.João Barbosa Rodrigues

Marcela coletada em 1917

Amostra de plantas coletadas há muitas décadas

  
As Estufas do Jardim Botânico

<><><>><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
A Trilha da Nascente, com 360 metros, é suspensa.

O portão construído em 1894

A entrada do Jardim Botânico

Fotografando Flores no Jardim Botânico


Um comentário:

  1. Audy, que demais, nunca imaginei que fosse tão legal! Puxa vida, você podia ter me esperado para ir lá com você, também quero conhecer!! Bjos

    ResponderExcluir