domingo, 12 de junho de 2011

Patrimônio Histórico de Treze Tílias: há esperança.

Encaminhei um email para o Dr. Ingomar Lochschmidt, Cônsul Comercial da Áustria em São Paulo no dia 8 de junho de 2011 perguntando-lhe se era do seu conhecimento a autorização para a demolição do casarão no qual funcionava o antigo Hotel Áustria em Treze Tílias.

No mesmo dia o Dr. Ingomar Lochschmidt respondeu o meu email informando que não estava interado do assunto, porém, iria encaminhar o referido email para a Cônsul Honorária da Áustria em Treze Tílias, a Sra. Anna Lindner von Pichler para que ela providenciasse as informações.

A seguir, a resposta na integra que recebi referente ao meu questionamento.    

Sent: 09 June 2011 10:11
To: Veronese, A

Prezada Audmara

Segue a resposta da nossa Consul em Treze Tílias para o seu conhecimento.

Melhores cumprimentos
Ingomar Lochschmidt

From: Anna Lindner von Pichler
Sent: Mittwoch, 08.
Juni 2011 14:23
To: São Paulo AC
Prezado Dr. Ingomar Lochschmidt!

Em resposta ao seu e-mail e para que o Sr. possa  tranquilizar a Sra. Audmara Veronese, posso lhes informar que graças a imediata intervenção do Sr.  Promotor Dr. Rafael Meira Luz e do Juiz Dr. Edemar Gruber, ambos da Comarca de Joaçaba, conseguimos ao menos embargar a demolição que infelizmente tinha sido autorizada pela Prefeitura de Treze Tílias. Por se tratar realmente de um patrimônio de grande valor histórico, recebemos ontem o reforço da Sra. Andrea Marques Dal Grande que é a Diretora de Patrimônio Histórico Cultural de Santa Catarina e  juntos queremos iniciar uma serie de tombamentos para preservar as preciosidades arquitetônicas da cidade de Treze Tílias. Quem sabe este lamentável fato irá contribuir para que consigamos mais rapidamente alcançar o nosso tão sonhado e importante objetivo.

Um grande abraço

Anna Lindner von Pichler
Cônsul Honorária da Áustria

Já o email que encaminhei para Prefeito de Treze Tílias, Sr. Romeu Luiz Rabuski, no dia 9 de maio de 2011 continua sem resposta.

Não resta dúvida que EDUCAÇÃO é o fator principal que diferencia um povo de outro, uma Nação do Primeiro Mundo e outra em desenvolvimento.

Só com o conhecimento adquirido através da educação é possível entender a importância de se preservar para continuar crescendo.     

3 comentários:

  1. Audmara, 13/06/2011 19h18min.
    MP pede tombamento do Hotel Áustria em Treze Tílias, no Meio-Oeste. Ação civil pública foi ajuizada na semana passada.
    http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3350336,MP-pede-tombamento-do-Hotel-Austria-em-Treze-Tilias-no-Meio-Oeste.html
    Segundo o promotor Rafael Meira Luz, o município figura como réu porque não teria tentado nenhum processo administrativo solicitando o tombamento do local. Tanto o Executivo quanto o Legislativo teriam sido omissos ao patrimônio. Continuar lendo no site acima.

    ResponderExcluir
  2. Audmara,
    Diferente da matéria publicada acima no seu blog, notícia veiculada na Rádio Tropical Treze Tílias, dá outro enfoque sobre o que as autoridades locais pensam a respeito do que fazer com o prédio onde se instalava o hotel Áustria, veja: 01.07.2011 - 14h37m
    CASO DO HOTEL ÁUSTRIA TEM NOVOS DESDOBRAMENTOS
    Novela continua


    Foto: Tropical
    Zulu
    Treze Tílias – Caso do Hotel Áustria tem novos desdobramentos.

    Na manhã de hoje o Prefeito de Treze Tílias, ROMEU RABUSKI, e o proprietário do Hotel, VALDENIR SEWALD, receberam notificação do Juiz da Comarca de Joaçaba, EDEMAR GRUBER, para que haja a recomposição do telhado do Hotel Áustria.

    Essa determinação já era esperada pelas partes, em função da Ação Civil Pública em andamento. Segundo o Prefeito e o proprietário do Hotel Áustria haverá o cumprimento da determinação dentro do prazo estabelecido.

    O prefeito ROMEU RABUSKI aproveitou a oportunidade e, na manha de hoje, promoveu mais uma reunião com lideranças locais, para agilizar o projeto de transposição do Hotel Áustria para outro local. Tal proposta foi levada ao Ministério Público e aceita pelo Promotor RAFAEL MEIRA LUZ, desde que o projeto esteja de acordo com normas técnicas.

    A advogada VERÔNICA SOMMER foi contratada, pelo município e pelo proprietário, para Coordenar o projeto, composto de Projeto Arquitetônico do prédio atual, transposto para o local determinado, preservando as características originais, projeto arquitetônico do novo prédio a ser construído dentro dos padrões típicos, com aval da Fundação Catarinense da Cultura.

    Essa iniciativa conta com o aval do Poder Público Municipal, Presidente da Câmara de Vereadores, a Cônsul Honorária de Treze Tílias, ANA LINDENER VON PICHLER, a ASSET, Associação Empresarial de Treze Tílias, Rotary Club, ACAERT, Associação Catarinense de Rádio e Televisão, Comissão de Arquitetura de Treze Tílias, entre outras lideranças.

    A Advogada iniciou trabalhos para apresentar o projeto em 15 dias. Segundo o Prefeito, ROMEU RABUSKI, há uma expectativa positiva nesse sentido, com possibilidade de uma conciliação com o Ministério Público e a Justiça da Comarca, com a extinção da Ação Civil Pública.

    Entendem as partes que dessa forma o setor arquitetônico e Cultural do município, além da preservação do patrimônio público histórico haveria agregação de valor.
    Fonte: Tropical

    ResponderExcluir
  3. Audmara,
    Abaixo-Assinado. Assunto; prédio do antigo Hotel Áustria.
    Circula atualmente na cidade de Treze Tílias/SC, um abaixo-assinado solicitando o apoio dos munícipes trezetilienses para solução do prédio do antigo Hotel Áustria.
    Pedindo o "tombamento" do prédio? Não! Pedindo o quê, então? A sua demolição. Ou melhor das hipóteses, a sua "mudança" ou a sua transposição de lugar. Seja lá o que isso significa. Os idealizadores desse abaixo assinado, após conseguirem as assinaturas necessárias ao seu intento, deverão entregar as autoridades, para que estas, se sensibilizem e autorizem o tombamento real do casarão histórico de Treze Tílias. Há esperanças para esse casarão onde estava instalado o antigo Hotel Áustria? Existem outros imóveis em Treze Tílias nas mesmas condições que o casarão em questão, haverá esperanças para eles também? O Embaixador da Áustria no Brasil estará por esses dias aqui em Treze Tílias, seria interessante saber o que ele pensa da história dos tiroleses aqui no Brasil. Será que ele irá assinar esse abaixo assinado?

    ResponderExcluir