domingo, 3 de julho de 2011

O Mercado do Ouro em Dubai ( Gold Souk)


Colares gigantes e cintos de ouro no Gold Souk de Dubai
 
As vitrines do Gold Souk de Dubai

Uma das grandes atrações de Dubai é visitar o mercado do ouro. Não importa se você não vai comprar nada, como eu, só andar pelas vielas e olhar as vitrines já é um programa maravilhoso. O mercado está localizado no centro antigo da cidade, na região do Deira. Nas duas vezes em que estive em Dubai me hospedei no Deira, que ainda conserva a arquitetura antiga e os tradicionais mercados árabes.
Muito ouro e requinte
Visitei o Gold Souk no final do dia, quando o calor era menos intenso. Souk em árabe significa mercado. O Gold Souk e o Spicy Souk são os “souks” mais conhecidos de Dubai. O mercado do ouro de Dubai concentra cerca de 300 joalherias e acredita-se que diariamente o volume de ouro existente no mercado, considerando as jóias de todas as lojas, seja de aproximadamente dez toneladas. É possível encontrar lá as renomadas joalherias que já se estabeleceram também nos grandes shoppings da cidade, assim como as pequenas lojas que só são encontradas no “Gold Souk”.
Nas vielas do Gold Souk
O mercado atrai turistas do mundo inteiro, não apenas pela beleza das peças, mas também por ser considerado um dos mais baratos do planeta. O preço do ouro é determinado pelo peso, porém o valor da jóia pode variar se a mesma foi feita a mão ou com o auxílio de alguma máquina. Não é cobrado nenhum tipo de imposto e, se o comprador pagar em dinheiro, normalmente é oferecido um desconto.
São tantas as jóias expostas nas vitrines que às vezes é difícil observar os detalhes de cada uma e suas muitas pedras preciosas. São milhares de diamantes que adornam quase todos os tipos de jóias com tamanhos e formatos extremamente variados.
Cintos de ouro feitos delicadamente que parecem rendas
Em uma das lojas estava exposto o maior anel do mundo, já devidamente reconhecido com o certificado do livro dos recordes, o Guinness Book. Entrei na joalheria e logo um árabe muito simpático se aproximou de mim perguntando como ele poderia me ajudar. Disse a ele que eu queria fotografar o anel gigante e se ele me deixasse eu ficaria extremamente feliz e grata. Ele  sorriu e me perguntou se eu não queria comprar nenhuma jóia. Falei que infelizmente eu não tinha condições de comprar nenhum exemplar das lindas jóias que ele vendia. Contei para ele também que eu não tinha nenhuma jóia, e que as únicas jóias que tive na minha vida foram um par de brincos e uma pulseirinha bem fininha quando eu era bebê. Difícil para um homem árabe que vive da venda de ouro e pedras preciosas entender e acreditar que uma mulher que está passeando pelo mercado do ouro não tenha jóias.  Ele se esforçou para me mostrar algumas peças com um “bom preço”, mas eu o interrompi dizendo que a permissão para eu fotografar o maior anel do mundo já seria por si só uma jóia para mim. Ele se rendeu ao meu pedido e me deixou fotografar o anel.
Há jóias para todos os gostos e bolsos.
  Achei melhor não comentar com o vendedor que se eu tivesse qualquer uma daquelas jóias eu a  venderia imediatamente e compraria várias passagens para  poder dar a volta ao mundo. Para mim, o conhecimento e as experiências de vida que adquiro nas minhas andanças mundo afora são tão valiosas  quanto as jóias são  para aquele comerciante.


O maior anel e o mais caro do mundo foi feito com:

  • Ouro 21 quilates: 58.686 quilos
  • Pedras Preciosas: 5.17 quilos
  • Peso total do anel: 63.856 quilos
Criação da Taiba for Gold and Jewellery Co. da Arábia Saudita.  
 
O anel que entrou para o livro dos recordes.

Dentro do Dubai Mall existe outro mercado do ouro, com joalherias sofisticadas para os clientes que talvez não queiram se aventurar pelas ruas estreitas do mercado do ouro no Deira.

Jóias expostas nas vitrines das joalherias do Dubai Mall

Os corredores do Gold Souk no Dubai Mall são vastos, porém as vitrines das joalherias não expõem tantas jóias como as do mercado.
Corredores do Dubai Mall e as joalherias
 Nas ruas estreitas do Gold Souk as vitrines brilham cobertas com muito ouro.

16 comentários:

  1. Que lindo Audy! Difícil imaginar mulheres usando essas jóias enormes por aqui!! Beijos, Rô

    ResponderExcluir
  2. Ola Audy, parabens pelo artigo. Gostaria de salientar como eh facil ler seu artigo. O que podemos esperar de Dubai, nao eh mesmo. ;-> Voce poderia escrever em algum jornal nunca pensou nisso?
    Beijos, Jaime

    ResponderExcluir
  3. De onde será que vem tanto ouro e pedras preciosas... estou achando que Dubai tem uma filial aqui pela América Latina.... bjos!

    ResponderExcluir
  4. Audmara,
    Muito boa a matéria. Está de parabéns. Está matéria é ouro para os nossos olhos.

    ResponderExcluir
  5. Mara, muito bom teu artigo, prático e fácil para nós leitores. Parabéns! Sucesso e que DEUS te abençõe rica e abundantemente. Lidiane (Irmã da lelê)...Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Audmara

    Adorei sua máteria, eu queria lhe fazer algumas perguntas particulares, será que vc poderia me informar seu msn, facebook ou skpe?

    No aguardo

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. http://audmara.blogspot.com18 de agosto de 2011 às 18:25

    Olá Fabio,

    Obrigada pelo seu comentário.Você irá me encontrar tanto no Facebook quanto no Skype como Audy Veronese. Será um prazer responder as suas perguntas e poder ajudá-lo.
    Abraços,
    Audy Veronese

    ResponderExcluir
  8. Olá Audi!!

    Vc disse q as joias são vendidas por peso!! Vc sabe quanto era o valor da grama do ouro lá??

    ResponderExcluir
  9. Caro(a) Leitor(a),

    No mundo Árabe tudo é negociado exaustivamente e o preço varia de acordo com a quantidade que será adquirida e o poder de barganha do comprador. Por isso fica difícil falar qual o valor da grama do ouro em Dubai. Lamento não poder lhe enviar esta informação.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. oi queria saber a grama de ouro o peca valor

    ResponderExcluir
  12. como faço para comprar por algum site para mandar para o brasil obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcos,

    Lamento não poder ajudá-lo.Desconheço qualquer transação no comércio eletrônico envolvendo ouro.
    Boa sorte na sua busca.
    Audy

    ResponderExcluir
  14. voce tem o contato destas joalherias?? telefone ou email? gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  15. Olá Rogério,

    Tudo bem? Infelizmente não tenho maiores informações sobre as joalherias que mencionei no post.
    Sugiro que você entre em contato com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e com a representação consular de Dubai para maiores informações.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir