sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O pôr-do-sol em Oia


A Grécia foi o 34º país que eu conheci e, sem dúvida, um dos mais lindos de todos. Viajando pelo mundo grego descobri vários lugares paradisíacos, mas nenhum com tanta beleza quanto Oía.
Na ponta da ilha de Santorini, encravada no penhasco vulcânico, Oía é um vilarejo romântico com casinhas brancas, vielas em zigue-zague, degraus que se transformam em ruas e igrejas com cúpulas azuis que se confundem com o céu e com o mar Egeu.
Estive em Oía no dia 23 de setembro de 2013, e vi o sol se pôr no mar Egeu refletindo no branco das pequeninas construções arredondadas.
Todos os dias centenas de visitantes se aglomeram nas ruelas de Oía para ver o pôr-do-sol.
 
 
Naquela tarde de segunda-feira eu tinha feito um passeio de barco até as ilhas vulcânicas (Hot Spring) da Caldera de Santorini. Quando retornei, o barco ancorou no antigo porto e subi até Fira com o teleférico. Em Fira tomei um ônibus para Oía.
                                                     Teleférico em Fira
Enquanto andava pelas ruelas de Oía tentava encontrar algo que lembrasse uma cidade, mas tudo é tão bem cuidado e gracioso que tive a sensação de estar andando num cenário de filme e não num vilarejo de verdade.

2 comentários:

  1. A.
    São as fotos mais lindas até agora! Que coisa!
    uma pergunta, o turismo na Grécia é mais caro, igual, ou o quê, em relação ao restante da Europa? Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá Joice,

    Devido a crise econômica e onda de protestos que o país enfrenta no momento, o número de turístas caiu muito assim como os preços. Conversei com vários gregos que me disseram que todos os anos eles recebem muitos turistas americanos e australianos, mas este ano foram poucos que visitaram a Grécia. Em função disso os preços dos hotéis e restaurantes despencaram. Para você ter uma idéia, na Ilha de Santorini, na praia Perissa que eu estava hospedada, os restaurantes a beira mar ofereciam almoço com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho por 10 Euros. Infinitamente mais barato do que uma refeição num restaurante por quilo na Avenida Paulista, por exemplo. Isso para não falar que na Grécia eu almoçava olhando para o azul do Mar Egeu e aqui em São Paulo a vista é do trânsito ao som das sirenes das ambulâncias e viaturas policiais.
    A Grécia além de ser um dos países mais lindos da Europa que já visitei, no momento é um dos mais baratos. Se você não considerar o preço da passagem aérea, passar férias na Grécia atualmente equivale ao custo de uma viagem para uma capital nordestina e é mais barato que ir para a Amazônia.
    Você precisa conhecer a Grécia, simplesmente apaixonante.
    Beijos,
    Audy

    ResponderExcluir