domingo, 28 de setembro de 2014

Cachoeira Salto Ventoso


Localizada  cerca de 12 km da cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a cachoeira Salto Ventoso  é exuberante. São 55 metros de queda sobre uma formação rochosa de 200 metros de comprimento, 25 metros de altura que lembra uma ferradura. Alguns chamam de gruta e outros de caverna, eu não saberia dizer qual é a nomenclatura correta, apenas que é possível caminhar por trás da queda d’àgua e desfrutar da cortina de água que emoldura a paisagem.

A cachoeira ganhou destaque por ter sido cenário das gravações do filme O Quatrilho (1995) de Fábio Barreto, o qual foi indicado para o Oscar na categoria melhor filme estrangeiro.

O acesso, via uma estradinha asfaltada, é muito fácil. Como a cachoeira está em uma área privada, é cobrado apenas R$ 5,00 para estacionar por tempo indeterminado. A caminhada até a cachoeira não leva mais do que 10 minutos por uma trilha de cascalho e muito segura o que torna possível a visitação tanto para crianças quanto para idosos. Não há guias no local e o visitante pode descer até o rio.


Eu conheci a cachoeira acompanhada das minhas primas Rosa e Ivonete que moram em Farroupilha e me levaram até lá. Era segunda-feira, 22 de setembro de 2014, uma tarde ensolarada com temperatura amena, nós éramos as únicas pessoas visitando Salto Ventoso.  

   Se você estiver em Farroupilha, não deixe de conhecer a cachoeira Salto Ventoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário