quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Trilha da orquídeas, uma trilha muito sensorial

                                          Maria Regina e Mônica observam uma macieira

Conheci o Viveiro Terra Nova com o objetivo de desenvolver um roteiro sensorial para que o mesmo fosse comercializado futuramente, com apoio da Aprecesp, Fresp e agência Rizzatour. O piloto do roteiro teve cobertura da TV TEM – Afiliada da Rede Globo em Jundiaí. http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/jundiai-vira-destino-de-grupos-que-buscam-por-passeios-sensoriais/5497750/
Audmara Veronese
A agrônoma Isabel Harder, na ocasião responsável pelo Viveiro e pelas explicações para os visitantes, me mostrou com riqueza de detalhes toda a extensão da trilha para que eu selecionasse o que seria incluso no roteiro sensorial. No viveiro havia também uma fonte com um peixe jundiá que deu nome à cidade de Jundiaí. Pedi à Isabel se era possível solicitar para uma artesã fazer uma réplica do peixe para que as pessoas pudessem entender melhor as formas do mesmo. O meu pedido foi aceito e a réplica do peixe foi feita!
Como o Viveiro era um lugar muito visitado por escolas, sugeri fazer um contato com alguma escola que já tivesse visitado o local e pedir para os alunos fazer uma lembrancinha para os visitantes. Uma vez mais a Isabel se esforçou papara atender a minha solicitação. Os alunos fizeram um cartão, usando vários materiais, com o símbolo do viveiro para presentear os visitantes.

O passeio aconteceu no dia 3 de dezembro de 2016. Participaram 10 pessoas cegas de SP e quatro de Jundiaí, 15 pessoas que enxergam, uma considerável equipe de jornalismo e eu guiando o grupo.
O almoço foi no Sítio Recanto Marquezin e a tarde conhecemos a Adega Beraldo di Cali onde tivemos uma degustação de vinhos com explicações sobre uvas e o processo de fabricação do vinho.

O piloto do roteiro agradou os viajantes, porém não foi possível disponibilizá-lo comercialmente por razões diversas.  
  Matéria Portal TUDO https://www.youtube.com/watch?v=QBAHyu6O1D8

Nenhum comentário:

Postar um comentário